Foi uma noite de luta, mas também de festa. A fala da secretária de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, Maíra Colares, resume bem o encontro área social com o deputado federal e candidato Patrus Ananias ontem à noite na CUT, em BH.
Dezenas de lideranças, deputados estaduais e candidatos, vereadores, militantes de vários setores – movimento negro, comunidades tradicionais, hip hop, assistentes sociais, sindicalistas, LGTBQIA+, professores, trabalhadores sem terra, população em situação de rua, pessoal da cultura, da agroecologia, dentre outros – e pessoas das mais diferentes regiões da cidade foram dar seu apoio à candidatura de Patrus Ananias.
E também reunir força para eleger Lula presidente, Kalil, governador e Alexandre Silveira senador, para recuperar a dignidade e os direitos dos brasileiros.
O tom da noite foi o legado de Patrus Ananias no fortalecimento e consolidação das políticas de assistência social e segurança alimentar tanto em Belo Horizonte, na época em que foi prefeito, quando implantou “as bases das políticas públicas” replicadas no nível nacional, como pontou Emanuele Cardoso, represente da Segurança Alimentar no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo Lula, quando criou o Bolsa Família e as ações integradas que combateram a fome, a pobreza e a miséria no país.
Um legado que é de todos os que lutaram e lutam pela Assistência Social. E que hoje, mais do que nunca, estão na linha de frente contra o desmonte promovido na área desde a Emenda Constitucional 95. “Não arredamos pé”, lembrou Maira Colares, “apesar de ficarmos contando moedas” para garantir o direito das pessoas à assistência social depois que o “governo genocida” acabou com orçamento para a área.
“Falar da área social é falar de quem está passando fome”, disse Samuel Rodrigues, representante do movimento da população em situação e rua.
Para Patrus Ananias, o encontro foi de afeto e de luta. “Eu tenho um sonho: de que um dia nós vivamos em uma sociedade no Brasil, onde a vida humana seja o valor mais importante”, disse o candidato a deputado federal lembrando também o tempo de retrocesso em todos os campos e ameaças graves à democracia e a importância da eleição de Lula e Kalil. “Kalil se sensibiliza diante do sofrimento humano”, disse ele. “Temos adversários perversos e será preciso fazermos alianças amplas e disputarmos corações e mentes para vencermos as eleições em outubro”.
O candidato a vice-governador, André Quintão, pontuou a referência política que Patrus Ananias é para ele e a importância de sua reeleição como deputado federal. Ele falou também do cenário político atual. “Estamos em uma encruzilhada, de valores, de políticas públicas, de respeito, de dignidade humana”. E Minas “não pode ter um governo na contramão do governo Lula. Se depender dessa turma aqui, nós já resolvemos esta parada!”.
Estiveram presentes também no encontro as candidatas e candidatos ao legislativo estadual Moara Saboia, Luiza Dulci, Andréia de Jesus, Beatriz Cerqueira, Macaé Evaristo, Leninha, Adelmo Carneiro, Rodrigo Leite e Edinaldo Soares.