Posts recentes

dialogo 01

O Ministério do Desenvolvimento Agrário promoveu em Brasília no último dia 27 de julho uma reunião histórica. Desde que assumimos o Ministério estamos propondo às entidades e movimentos ligados à luta pela reforma agrária, ao desenvolvimento da agricultura familiar e das populações e comunidades tradicionais um amplo debate sobre a questão da terra, abordando-a na perspectiva local, regional, nacional e planetária; considerando-a à luz dos princípios constitucionais e leis que determinam a função social da propriedade e das riquezas.
Precisamos refletir juntos sobre o desafio de aumentarmos a produção de alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, preservarmos, e em alguns casos, recuperarmos, o meio ambiente, as águas, os ecossistemas, a vida nas suas múltiplas e misteriosas manifestações. A reunião foi construída a partir dessas questões. A resposta ao nosso convite foi extremamente positiva. Dezenas de entidades e suas principais lideranças refletiram conosco, em uma tarde inteira, em um ambiente de franqueza e fraternidade¹.
Desdobrando o tema nuclear da terra, os participantes levantaram questões sobre os desafios e possibilidades da reforma agrária e os desdobramentos do Plano Safra da Agricultura Familiar lançado pela Presidenta Dilma no dia 22 de junho passado. ²
Seguramente o ponto mais enfatizado foi o assentamento, em condições dignas, das pessoas e famílias acampadas no Brasil. Partilhamos todos o sentimento de que viver na lona não é compatível com a dignidade humana. Além da questão da reforma agrária, foram temas consensuais: a ampliação dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA, o aperfeiçoamento dos mecanismos de acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, a expansão do cooperativismo, da agroecologia, da agroindústria familiar, do Programa Minha Casa Minha Vida Rural e os quintais produtivos.
Outra esplêndida experiência que vivenciamos foi uma viagem ao Território do Sertão Central, no Ceará nos dias 29,30 e 31 de julho. Começamos nossa viagem lançando o Plano Safra da Agricultura Familiar em Fortaleza, ao lado do Governador Camilo Santana, parlamentares, representantes de organizações e movimentos sociais. De Fortaleza fomos para Quixeramobim, onde conhecemos dois assentamentos: Canaã, com uma excelente produção de hortaliças e legumes; e Alegre, com sua agroindústria de beneficiamento de mel.
Vi no Sertão Central que o compromisso assumido no Governo Lula, quando estávamos no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de construir um milhão de cisternas foi alcançado e superado, com a entrega de mais de 1,2 milhão de cisternas que garantem o acesso das famílias à água potável. A visita à Feira Territorial da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária mostrou mais uma vez a importância que as pequenas feiras têm para a comercialização dos alimentos oriundos da agricultura familiar. Elas movimentam a economia local e garantem renda para produtores e alimentos em qualidade e preços mais justos aos consumidores. Também fiquei bastante impressionado com o Perímetro Irrigado de Inharé, em Senador Pompeu, e o Complexo Agropecuário da Agricultura Familiar, em Piquet Carneiro, que demonstram a importância das políticas de irrigação para o desenvolvimento das diversas culturas, como feijão, milho e frutas e mostraram que é possível viver dignamente e produzir alimentos saudáveis no Semiárido.
Pelo menos uma vez por mês faremos viagens semelhantes a territórios rurais e de cidadania nos estados brasileiros.
Vamos conversando e falando das nossas experiências.

Abraços afetuosos.

PS: Entidades Nacionais e seus respectivos representantes presentes no 1º Encontro do Diálogo da Terra

NOME

INSTITUIÇÃO

FUNÇÃO

NAIDISON DE QUINTELLA BAPTISTA

ASA

COORDENADOR

GERSON LUIZ MENDES TEIXEIRA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REFORMA AGRARIA

PRESIDENTE

LUIZ CARLOS LOPES DA SILVA

CNBB CARITAS

COORDENADOR NACIONAL

MILTON JOSE FORNAZIERI

CONCRAB

DIRETOR

CIRO CORREA

CONFESOL

ASSESSOR

JOAQUIM SOUZA SOUZAIM CORREA

CONSELHO ESTRATIVISTA

PRESIDENTE

ALBERTO ERCILIO BROCH

CONTAG

PRESIDENTE

ALESSANDRA DA COSTA LUNAS

CONTAG

SECRETARIA DE MULHERES

CLEIA ANICE DAMOTA PORTO

CONTAG

ASSESSORA

WILLIAN CLEMENTINO DA SILVA MATIAS

CONTAG

VICE PRESIDENTE

JAILSON MELO DE MORAIS

FUP

COORDENADOR SUBSTITUTO

PAULO YOSHIO KAGEYAMA

GEA-MDA

PROFESSOR

CESAR FERNANDO SCHIAVON ALDRIGHI

INCRA

DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO

JUNIOR DIVINO FIDELES

INCRA

PROCURADOR

LEONARDO GOES

INCRA

PRESIDENTE SUBSTITUTO

GUILHERME COSTA DELAGADO

IPEA

PROFESSOR

MAISTER FREITAS DA SILVA

LEVANTE POPULAR DA JUVENTIDE

COORDENADOR

EVANDRO NESELLO

MAB

COORDENACAO

JESSICA DA SILVA BRITO

MCP

COORDENAÇÃO

SANDRA APARECIDA ALVES

MCP

COORDENADORA

ADELINO RODRIGUES SOARES

MLST

COORDENADOR ESTADUAL

LUIS CARLOS MARTINS

MLST

COORDENADOR ESTADUAL

PAULO SERGIO CONDILO

MLST

COORDENADOR ESTADUAL

DANILO PIRES ATAIDE

MLSTE

COORDENADOR ESTADUAL

IRIDIANI GRACIELE SEIBERT

MMC

COORDENACAO

ROSANGELA PIOVIZANI CORDEIRO

MMC

COORDENAÇÃO

ANDERSON AMARO SILVA DOS SANTOS

MPA

COORDENACAO NACIONAL

DENILVA PINTO DE ARAUJO

MPA

COORDENACAO NACIONAL

SERGIO ANTONIO GORGEN

MPA

DIRIGENTE NACIONAL

ALEXANDRE JOSE DA CONCEIÇÃO

MST

COORDENAÇÃO

ATILIANA DA SILVA VICENTE

MST

COORDENADORA

JADE PERCASSI DE CARVALHO

MST

COLETIVO DE CULTURA

JOÃO PEDRO AGUSTINI STEDILE

MST

DIRIGENTE

RÔMULO PAES

ONU

DIRETOR

PAULO ROGERIO ADAMATTI MANSAN

PJR

COORDENAÇÃO

JOSÉ GERALDO

UNB

PROFESSOR