Posts recentes

patrus em banco6

(foto de J Batista)

Deputados do PT e representantes de povos indígenas e quilombolas pediram ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que rejeite o pedido da bancada ruralista para prorrogar o prazo de funcionamento da CPI que investiga a Funai e o Incra. O fim da CPI está marcado para o próximo dia 17, mas os ruralistas que a comandam já requereram a prorrogação por mais três meses – vale dizer, até depois da campanha eleitoral.
O deputado Patrus Ananias (PT-MG) e os demais participantes da audiência com Maia acusam a CPI de não ter foco definido e de operar como um instrumento de criminalização dos movimentos rurais, sobretudo daqueles que defendem os povos tradicionais.
Maia assegurou que não decidirá solitariamente a prorrogação do trabalho de nenhuma CPI, mas lembrou que o Regimento da Câmara permite que um requerimento nesse sentido seja apresentado por algum deputado e aprovado pelo plenário.
“Eu já me comprometi a não decidir sozinho sobre a prorrogação de CPIs, mas não posso impedir outros deputados de apresentarem requerimento em Plenário. Se isso ocorrer, cabe a vocês se mobilizaram para defender seu ponto de vista”.