Patrus Ananias segue na coordenação do Partido dos Trabalhadores na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania, onde será debatida a adoção da escala de trabalho 5X2.
Reconduzido pela liderança do PT à função de coordenador da bancada do partido na CCJC, o deputado Patrus Ananias destacou a expectativa de um ambiente de forte embate político e defendeu que o debate ocorra dentro dos limites institucionais. “Não podemos admitir violência verbal, agressividade ou desrespeito à dignidade de cada um de nós”, afirmou.
O parlamentar reafirmou seu compromisso com os trabalhos da Comissão, que classificou como “espaço fundamental na defesa da Constituição Brasileira, da democracia, do Estado Democrático de Direito e dos Direitos Fundamentais”.
Os parlamentares da CCJC elegeram, por unanimidade, o deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA) como presidente do colegiado para a nova gestão.
Considerada a comissão mais estratégica da Casa, a CCJC terá papel central nas discussões que devem marcar o ano legislativo, como a apreciação das PECs que tratam da adoção da escala de trabalho 5X2, sem redução salarial.
O debate em torno das PECs promete ser intenso. O PT e demais partidos de esquerda defendem a revisão do modelo como forma de garantir melhores condições de trabalho, saúde e qualidade de vida aos trabalhadores. Em sentido oposto, a extrema-direita e partidos do Centrão articulam resistência às propostas, alinhados a interesses empresariais e sob o argumento de possíveis impactos econômicos, especialmente em setores que operam com escalas contínuas, como comércio, serviços e indústria.
Post Views: 4

