Celebramos neste sábado (10.02) os 44 anos do @ptbrasil, partido fundado nas grandes lutas pela transformação do Brasil e renovado ao longo deste período durante os governos petistas, que promoveram conquistas civilizatórias para o povo brasileiro.
O PT nasceu enfrentando a ditadura, sendo o primeiro partido fundado a partir da base popular, inserido na luta sindical, nos movimentos sociais, movimento estudantil, comunidades eclesiais de base, intelectuais, artistas, cidadãs e cidadãos comprometidos com a causa da transformação social.
O PT cresceu nessas lutas e conquistou prefeituras, mandatos nas esferas municipal, estadual e federal ao longo dessas mais de quatro décadas, expandindo o modo de petista de legislar e governar, com base na participação social, no desenvolvimento com distribuição de renda, na consolidação de políticas públicas.
Nossas mais recentes vitórias foram a garantia da democracia no país e a eleição do presidente @lulaoficial que está promovendo a reconstrução do Estado devastado por desgovernos anteriores.
Com toda essa história, ainda temos muito desafios, especialmente o diálogo com a sociedade brasileira, tão diversa e ainda tão polarizada no campo político. Atrair novamente os jovens para a boa política; reafirmar sempre a Política com P maiúsculo, que prioriza o bem comum, a ética, a transparência e o compromisso com os empobrecidos; reavivar a militância e ampliar a democracia dentro do Partido, com o resgate dos congressos e o debate de ideias e projetos que formaram gerações de petistas.
Contra a limitação da nossa ação com base em mandatos e cargos, precisamos promover a necessária oxigenação e, por vezes, correções de rumos, para estarmos sempre à altura da nossa trajetória.
O PT é um partido de base e o nosso maior patrimônio são os militantes. Que dentro do Partido eles continuem sendo o principal protagonista.
Viva o PT! Viva a militância petista!
Mandato do Deputado Federal Patrus Ananias