Monlevade lança Orçamento Participativo Escolar

Participei ontem (03/12) à noite do lançamento do Orçamento Participativo Escolar (OPE), na cidade de João Monlevade, administrada pelo companheiro do PT, Laércio Ribeiro, uma iniciativa muito interessante que vai incentivar e permitir a participação de crianças do Ensino Fundamental na gestão das escolas do município. É o fomento da consciência social e política e da noção de coletivo nos pequenos, que sem dúvida vai contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e responsáveis. 

Como explicou o prefeito Laércio, o projeto envolve 6.200 estudantes em 16 escolas, 760 trabalhadores e 4.800 famílias. A ação marca o retorno do Orçamento Participativo no município. Na sequência, eles vão promover o OP Jovem, o OP do Idoso e o OP da cidade. “OP Escolar é um passo importante para criarmos uma Educação emancipadora, crítica e alegre”, disse o prefeito. 

No evento, falei um pouco da nossa experiência exitosa do OP em Belo Horizonte, que, junto com Monlevade, foi uma das primeiras cidades do país a realizar esse tipo de incentivo à participação popular que amplia a democracia. Em João Monlevade, foi implantado na gestão do falecido companheiro de Partido, Leonardo Diniz, de quem guardo belas lembranças. Essas experiências mostram claramente que o OP é uma escola de cidadania. 

Fiquei muito satisfeito em ver que a retomada do OP na cidade começa pela Educação, uma área ainda com grandes desafios em nosso país, e encantado com a fala da estudante Maria Fernanda Dias, de 12 anos. Estudante do sexto ano no Ensino Fundamental, ela agradeceu a oportunidade de participar do OPE. “É muito importante as crianças participarem e a aprenderem desde pequenas a terem prazer pela política”. 

Aproveitei a oportunidade em Monlevade para visitar a prefeitura, sendo recebido pelo prefeito e sua equipe, e conversar um pouco, no PT, com companheiros de Partido, pessoal da velha guarda, e lembrar companheiros de longa data, como o nosso líder João Paulo Pires de Vasconcelos, e tantos outros. 

Com essa agenda, encerrei minha viagem de dois dias por três cidades da região do Vale do Aço e Médio Piracicaba, que incluiu Ipatinga e Nova Era. Agradeço à acolhida de todos, em especial ao prefeito Laércio e ao coordenado do OPE, Antônio Neto, de Monlevade; ao médico Márcio Castro – Infectologia e Clínica Médica, em Ipatinga; e ao nosso jovem companheiro, vereador em Nova Era, Vereador Mattheus Leão, e sua mãe, Lucimeire, que tão bem me receberam na cidade, me permitindo conhecer as demandas da região, dialogar com lideranças, e me acolheram em sua casa para um belo almoço.

Posts recentes

Posts relacionados