Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional

Petista histórico, Patrus Ananias tem experiência na luta pela democracia e pela soberania nacional e popular. Enfrentou o Golpe Militar em 1964 e se posicionou nos 20 anos que se seguiram contra a ditadura militar, até o Diretas Já!, movimento que teve protagonistas como Ulysses Guimarães e o então líder sindical e presidente do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e que se não foi vitorioso, pelo menos reconduziu os civis ao poder.

Em 2016, com o Golpe que retirou a presidenta Dilma da presidência, mais uma vez se fez necessário enfrentar o obscurantismo político, a censura, o desmonte dos direitos fundamentais, a dilapidação do patrimônio público e o entreguismo para assegurar o Estado Democrático de Direito e preservar a soberania nacional e popular. No ano seguinte, em 2017, por iniciativa do deputado federal Patrus Ananias foi lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, com a participação de 239 deputadas e deputados federais e 30 senadoras e senadores de diversos partidos.

E no primeiro ano de seu terceiro mandato como deputado federal (2019), Patrus Ananias, em decisão que vai ao encontro da avaliação do Presidente Lula, preso político desde 2018, relança a Frente com o apoio de 256 parlamentares, entre deputados e senadores de vários partidos.
Participaram do lançamento da Frente a ex-presidenta Dilma Roussef, o ex-ministro Fernando Haddad, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, lideranças dos partidos de oposição, o governador Wellington Dias (PT-PI), o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB-PB), João Pedro Stédile (Frente Brasil Popular), Anita Wright (Conic), Guilherme Boulos (MTST), Dom Evaristo Pascoal (CNBB), Makota Celinha (Religião de Matriz Africana) e dezenas de representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, que falaram e debateram com um público de mais 300 pessoas.

A Frente é presidida pela senadora Zenaide Maia (PROS-RN), tem como presidente de honra o ex-senador Roberto Requião e como secretário-geral, Patrus Ananias. O compromisso da Frente é levar a iniciativa para municípios e estados e promover o debate sobre a soberania do país, hoje gravemente em risco pelo desgoverno Bolsonaro.
Lançamentos da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional

Brasília – 04 de setembro de 2019
Presidente: senadora Zenaide Maia (PROS-RN)
Secretário-geral: deputado federal Patrus Ananias (PT-MG)
Presidente de Honra: Roberto Requião (MDB)

São Paulo – 19 de setembro de 2019
Coordenador: deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP)

Montes Claros – 20 de setembro de 2019
Coordenadora regional – Norte de Minas: deputada estadual Leninha (PT-MG)

Rio Grande do Sul – 07 de outubro de 2019
Coordenador: deputado federal Henrique Fontana (PT-MG)

Santa Catarina – 14 de outubro de 2019
Coordenador: deputado federal Pedro Uczai (PT-MG)

Goiás – 31 de outubro de 2019
Coordenador: deputado federal Rubens Otoni (PT-GO)

Capitólio – 8 de novembro de 2019

Passos – 9 de novembro de 2019

Paraná – 02 de dezembro Coordenador no Paraná:
deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR)

Minas Gerais – 12 de dezembro
Coordenadora em Minas Gerais: deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG)

Rio de Janeiro – 12 de dezembro
Coordenador Rio de Janeiro: deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ)