Passe o mouse nos itens e confira os valores investidos em cada área (2019/2022):
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Saúde

Saúde

2019: R$ 6.780.774,00
2020: R$ 10.475.271,00
2021: R$ 10.420.727,00
2022: R$ 12.480.370,00

Educação

Educação

2019: R$ 2.129.891,00
2020: R$ 1.871.218,00
2021: R$ 1.871.520,00
2022: R$ 1.718.000,00

Assistência Social

Assistência Social


2019: R$1.438.000,00
2020: R$1.640.000,00
2021: R$ 1.000.000,00
2022: R$ 796.622,00

Direitos Humanos

Direitos Humanos

2019: R$ 1.250.000,00
2020: R$ 200.000,00
2021: R$ 1.150.000,00
2022: R$ 1.170.000,00

Segurança Alimentar

Segurança Alimentar

2019: R$ 400.000,00
2021: R$ 950.000,00
2022: R$ 550.000,00

Infraestrutura

Infraestrutura

2019: R$ 1.250.000,00
2020: R$ 200.000,00
2021: R$ 1.150.000,00
2022: R$ 1.170.000,00

Cultura

Cultura

2019: R$ 230.000,00
2020: R$ 200.000,00
2021: R$ 979.300,00
2022: R$ 1.010.000,00

Economia Solidária, Geração de Renda e Trabalho

Economia Solidária, Geração de Trabalho e Renda

2019: R$ 299.658,00
2020: R$ 1.020.789,00
2022: R$ 712.466,00

Agricultura Familiar

Agricultura Familiar


2019: R$ 287.085,00
2020: R$1.256.752,00
2021: R$ 1.870.749,00
2022: R$ 2.110.746,00
O que é uma emenda:

Emenda parlamentar individual – instrumento que deputados federais e senadores possuem para participar da elaboração do orçamento anual. É uma oportunidade para que parlamentares incluam novas programações orçamentárias no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), elaborado pelo poder executivo e que define como os recursos públicos serão gastos no ano seguinte.

A partir da Emenda Constitucional 86, de março de 2015, a PEC do Orçamento Impositivo, foi estabelecido um valor mínimo para as emendas parlamentares, que devem, obrigatoriamente, serem executadas no ano seguinte.

Emenda de Bancada – as bancadas estaduais (todos os partidos) também podem apresentar emendas ao orçamento. São permitidas duas emendas que liberam até 0,8% da receita corrente líquida. Os recursos são destinados a projetos de grande relevância para os estados ou regiões dos parlamentares.

Emendas apresentadas pelas comissões permanentes da Câmara e do Senado, mistas ou não, são também coletivas. Assim também são classificadas as propostas feitas pelas mesas diretoras das duas casas.

Para melhor compreendermos, dividimos o processo em três etapas, descritos com detalhes mais abaixo:

I - Proposta de emenda parlamentar

1 – Envio de proposta pelo demandante e futuro beneficiário para as equipes de Brasília e de Belo Horizonte:
Envio por ofício, por e-mail, visitas presenciais e ainda via assessores parlamentares. Recomenda-se o uso de formulário próprio, preenchido pelo demandante e/ou assessor parlamentar.
2 – Envio para a assessoria parlamentar responsável pelas emendas:
As demandas são relacionadas, apresentadas à equipe do mandato que faz uma avaliação coletiva das propostas, à luz das prioridades técnicas e políticas. Parte-se então para a sistematização e consolidação das propostas.
3 – Apresentação das propostas ao deputado federal Patrus Ananias:
A apresentação contém a avaliação e comentários da assessoria política do mandato. A avaliação da equipe e do parlamentar se pauta pela convergência política e técnica com o mandato, que se posiciona em defesa do Estado Democrático de Direito.

Serão observadas importância, abrangência e capacidade de execução entre outros critérios.
4 – Retorno aos demandantes:
Aos não-contemplados, a transparência do processo permite que o demandante compreenda por que não foi selecionado.

Os contemplados devem receber orientação e subsídios dos assessores parlamentares, não só para complementar eventuais informações como também para preparar os futuros beneficiários para as próximas etapas (Emendas e Pós-Emenda) de acordo com os objetivos, as normativas e os prazos de cada órgão/ministério.

A orientação aos contemplados será previamente agendada e inclui encontro presencial com o coordenador do mandato e com a assessoria parlamentar responsável pelas emendas para alinhar todo o processo. A orientação pode ser coletiva desde que as propostas tenham convergência.
5 – Registro no sistema da Câmara:
A inserção nos sistemas governamentais é feita pelo mandato no sistema LEXOR, sistema de elaboração de emendas às leis orçamentárias (outubro ou novembro), de forma genérica. Nos meses de fevereiro ou março, estas emendas são detalhadas, em outro sistema (SIOP – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento) e pelos futuros beneficiários nos sistemas respectivos de cada ministério, dependendo do campo da ação e/ou projeto.

Neste ponto, o registro das propostas é feito em bloco, por área específica. A inserção de dados de forma detalhada, dados da instituição, descrição da ação, proposta e valores, será feita no mês de fevereiro ou março do ano seguinte.

O registro feito pelo beneficiário é que gera número do convênio ou da proposta, dado fundamental para o monitoramento e acompanhamento da emenda parlamentar. A proposta de emenda é composta, necessariamente, de orçamento e devem ser observadas as datas de abertura dos sistemas:

• SIGTV (Sistema de Gestão de Transparências Voluntárias);
• FNS (Fundo Nacional de Saúde);
• SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controledo Ministério da Educação);
• SILOR (Sistema de Indicação Legislativa Orçamentária);
• SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal).

II - Emenda parlamentar

Assim que o governo federal, por meio dos ministérios e demais órgãos, acolhe a proposta, ela se torna uma emenda parlamentar propriamente dita.

É fundamental que o representante da instituição beneficiada informe ao mandato o número de protocolo gerado durante o registro da proposta/convênio no respectivo ministério. O acompanhamento se dará exclusivamente por este número.
1 - Acompanhamento semanal do processo nos órgãos/ministérios:
No decorrer do ano vigente da emenda a assessoria do mandato e os beneficiários terão a oportunidade de fazer os ajustes necessários para complementar as informações e os dados.

O mandato faz o monitoramento e acompanhamento por meio dos diversos sistemas citados acima, e ainda de outros, como Plataforma +Brasil | SICONV e site da Câmara dos Deputados (LOA) e também, presencialmente, nos ministérios de acordo com a necessidade do momento e com escala previamente organizada.

III - Pós-emenda

1 - Acompanhamento e monitoramento dos impactos sociais e políticos das emendas parlamentares para os beneficiários e para as instituições e para os mandatos:
No decorrer do ano vigente da emenda a assessoria do mandato e os beneficiários terão a oportunidade de fazer os ajustes necessários para complementar as informações e os dados.

O mandato faz o monitoramento e acompanhamento por meio dos diversos sistemas citados acima, e ainda de outros, como Plataforma +Brasil | SICONV e site da Câmara dos Deputados (LOA) e também, presencialmente, nos ministérios de acordo com a necessidade do momento e com escala previamente organizada.
2 - Acompanhamento junto aos órgãos fiscalizadores – Tribunal de Contas municipal, estadual e federal:
Aqui também se faz necessária a atuação conjunta da equipe do mandato e dos beneficiários.

Apresentamos então, de forma simplificada, as etapas do trabalho:

1. Recebimento da solicitação de emenda parlamentar pela equipe do mandato;
2. Primeira conferência de documentação e da proposta de trabalho;
3. Avaliação das emendas;
4. Fechamento do quadro de propostas de emendas;
5. Comunicação com as instituições a serem beneficiadas;
6. Cadastramento das propostas de emendas na inclusão de despesas;
7. Segunda conferência de documentação e situação de instituições beneficiárias;
8. Cadastramento das entidades no SIOP;
9. Articulação com as instituições beneficiárias e comunicação do cadastramento;
10. Recebimento dos ofícios pelas instituições beneficiárias;
11. Cadastramento das propostas no sistema;
12. Avaliação pelo corpo técnico de cada ministério;
13. Empenho da emenda (articulação política junto aos ministérios);
14. Liquidação da emenda (articulação política junto aos ministérios;
15. Pagamento da emenda (articulação política junto aos ministérios);
16. Avaliação de todo o processo de emenda parlamentar do mandato.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Tramitação no Congresso
Todas as emendas passam pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), composta por 84 membros titulares, sendo 63 deputados e 21 senadores, com igual número de suplentes, é responsável por:

• Emitir parecer sobre os projetos orçamentários e sobre as emendas a eles apresentadas;
• Cadastrar os projetos de lei (PL);
• Cadastrar o usuário (Autor) e fornecer-lhe código e senha de acesso ao EMENDAS, e ainda, a senha de envio de lote;
• Liberar o sistema para cadastramento de emendas, momento a partir do qual o usuário poderá cadastrar emendas, ainda que não seja permitido o envio de lote;
• Abrir o prazo de apresentação dos lotes de emendas, quando o usuário autor poderá, além de cadastrar as emendas, montar o lote e enviá-lo à CMO por meio do sistema;
• Encerrar o prazo de apresentação de emendas, a partir do que a CMO não receberá lotes de emendas;
• Registrar a apresentação dos lotes de emendas (recibo de entrega);
• Retirar os lotes de emendas entregues, a pedido dos autores.
Contatos

Coordenação do mandato

Eugênio Pasqualini 

Assessoria  – BH

Berenice Martins – berenicemartins@gmail.com

Caio Alberto Silveira Vieira

Caio Andrade Alcântara

Fernando Ferreira Alves – alvesferreirafernando35@gmail.com

Mariana Fontes – marifontes4@gmail.com

Mariany Sá

Mônica Profeta – monprofeta@gmail.com

Rogéria Freire – rogeria.figueiredo@camara.leg.br

Thaísa Rodrigues – thaisarod@hotmail.com

Assessoria  – Brasília

Cleuma Penteado – cleu.penteado@gmail.com

Malu Baldoni – baldoni.malu@gmail.com

Cláudio Alves de Almeida

Assessorias Regionais

Passos 

Auro Maia – maia.auro@gmail.com

Virgem da Lapa

Marlon Moreira Barbosa – marlonbarbosa2003@yahoo.com.br

Leopoldina

Carine Martins – carinerochachambella@gmail.com

Caratinga

Luciano Magela Campos

Montes Claros

Beth Reis 

 

Escritório de BH– (31) 3318-1313

Rua Santa Luzia, 238 – Bairro Santa Efigênia – 30.260.120

ananiaspatrus@gmail.com

Escritório de Brasília – (61) 3215-5720

Anexo IV, Gabinete 720 – Câmara dos Deputados – 70160-900S