ipa 6

Posts recentes

Nesta quinta-feira (02/12), no dia de Minas Gerais, estou em visita a mais uma importante cidade mineira, desta vez no Vale do Aço, Ipatinga, conhecendo o trabalho do Hospital Márcio Cunha, um hospital geral com 548 leitos, sendo 328 dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em encontro com o diretor técnico, Bruno Nunes, e o ex-diretor José Carlos Galinário, sempre acompanhado do médico infectologista Márcio de Castro e outros integrantes da equipe, conheci um pouco da estrutura desta instituição que atende 67 municípios da região, abrangendo uma população de mais de um milhão de pessoas, e que é referência em Oncologia Pediátrica.

Visitei também a Unidade de Oncologia do Hospital, que funciona em outro local, e que foi objeto de emenda parlamentar do nosso mandato no valor de R$ 400 mil. Esses recursos serão utilizados para cirurgia de próteses fonatórias em pacientes oncológicos que perderam a capacidade de fala.

Fiquei muito impressionado com o atendimento de excelência realizado pelo Hospital, que, como disse o diretor Bruno Nunes, “oferta para a população do Vale do Aço uma saúde de qualidade, com 98% de resolutividade”. O Hospital é também referência no atendimento da Covid-19. No início da pandemia, abriu 50 leitos de UTI para suportar a demanda, já que a cidade não criou um hospital de campanha. “O Hospital Márcio Cunha foi o nosso hospital de campanha”, esclareceu o diretor técnico.

Reiterei o meu compromisso com o Hospital e com a saúde da região, ciente de que a vida humana é o principal bem e para o qual devem estar direcionadas todas as nossas ações e recursos.