Com conclusão inicialmente prevista para julho de 2020, a pavimentação e a construção de calçadas de vias secundárias no campus da UFMG, em Montes Claros, devem ser entregues à comunidade acadêmica em setembro.
A informação é do professor Leonardo David Tuffi Santos, diretor do Instituto de Ciências Agrárias. “Com advento da pandemia da Covid-19, as atividades não paralisaram, porém foram comprometidas quanto à entrega de materiais contratados pelos fornecedores, bem como a diminuição do quantitativo de pessoas envolvidas com o calçamento, por questões de segurança”, explica.
“No campus de Montes Claros apenas a via de acesso principal é pavimentada. As demais ruas laterais são de chão-batido, fato que compromete a acessibilidade, além de inviabilizar certas atividades acadêmicas e aumentar o custo de manutenção dos espaços e de equipamentos de ensino e pesquisa”, continua o professor.
O mandato do deputado Patrus Ananias destinou, por meio de emenda parlamentar, o valor de R$ 429 mil, o que permitiu a compra dos itens de consumo e dos materiais (blocos, areia, cimento, corrimão, meio-fio, etc.) e o aluguel de máquinas. A mão de obra foi contrapartida da universidade.
“Aproveitamos a oportunidade para, em nome do ICA e da UFMG, agradecer ao apoio e o investimento que mudará as condições de acessibilidade e urbanidade no Campus da UFMG em Montes Claros para as próximas gerações”, conclui o diretor do ICA, professor Leonardo.