PT apresenta projeto que torna obrigatória a vacinação contra a Covid-19

Brasil registra 155 mil mortes pelo coronavírus e ocupa o segundo lugar no ranking global

pexels-rfstudio-3825529

Parlamentares petistas apresentaram o Projeto de Lei 4992, na quarta-feira (21.10), que torna obrigatória a vacinação contra a Covid-19. Pela proposta, a vacina deve fazer parte do calendário de vacinações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, assim que aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com prioridade de fornecimento para os grupos de risco.

O objetivo do PL é assegurar que a população brasileira seja vacinada.  “E, assim, consigamos adquirir a imunidade necessária para enfrentar a pandemia e evitar mais mortes e contágios pelo vírus”, afirmam os parlamentares.

O PL 4992 foi apresentado pela deputada Gleisi Hoffmann (PT-SC), presidente do Partido dos Trabalhadores. O deputado Patrus Ananias (PT-MG) é coautor do projeto com a Bancada do PT na Câmara Federal.

Neste mês de outubro, o Brasil alcançou a triste marca de mais de cinco milhões de pessoas contaminadas pela Covid-19, o que significa cerca de 13% do total de casos no mundo e encontra-se atrás somente dos Estados Unidos e Índia. São 155 mil brasileiros e brasileiras mortos pelo coronavírus, o que deixa o país como segundo colocado no ranking global, registram os parlamentares.

Os deputados petistas chamam atenção para manifestação de Bolsonaro, no início de setembro, de que “ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina”, divulgada pela Secretaria de Comunicação, “colocando em risco a adesão da população a uma futura vacina contra a Covid-19”.

Na justificativa do projeto, os deputados afirmam que a maior crise sanitária já enfrentada no país é agravada pela atitude negacionista, da pandemia e da ciência, pelo presidente Bolsonaro, que desde o início da pandemia tem atuado de forma contrária a todas as medidas de enfrentamento da Covid-19.

 

Busca pela vacina

O mundo inteiro corre contra o tempo para o desenvolvimento de uma vacina eficaz e segura contra o coronavírus. Mais de 200 vacinas contra o vírus estão sendo desenvolvidas por cientistas de todo o mundo em um processo que ocorre em uma velocidade sem precedentes. As previsões otimistas são de que, até o final do ano, já sejam disponibilizadas vacinas para a população de alguns países, dentre os quais o Brasil.  Pesquisadores alertam, no entanto, que a questão da imunidade de longo prazo ainda levará algum tempo para ser respondida.

A Sociedade Brasileira de Imunizações afirma que a vacinação está entre os instrumentos de maior impacto positivo em saúde pública, em todo o mundo. De acordo com a entidade, ao longo da história, as políticas de vacina contribuíram de forma inquestionável para reduzir a mortalidade e aumentar a qualidade e a expectativa de vida da população mundial. “É dever das autoridades públicas, assim como dos profissionais de saúde, conscientizar a população sobre a importância da vacinação”, concluem os parlamentares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>