Posts recentes

DEMOCRACIA-NA-LAJE_PPL

A segunda edição do Projeto Democracia na Laje – Paredão da Cultura – está marcada para o dia 14 de dezembro na Pedreira Prado Lopes, região noroeste de Belo Horizonte. A construção da segunda edição do Projeto Democracia na Laje surgiu do interesse de moradores da Rua Doutor João Carvalhaes de Paiva, uma rua sem saída, dominada por muros de arrimo, e o desejo de transformá-la em um ponto de cultura.

Assim nasceu o projeto, uma construção de um equipamento de iniciativa popular, voltada para o desenvolvimento da vida em comunidade e espaços de formação política dos moradores do território Pedreira Prado Lopes. A proposta busca o engajamento com a cultura local a promoção de debates sobre os direitos das mulheres, LGBT, Juventudes, questões étnico-raciais, enfrentamento à pobreza, dentre outras realidades enfrentadas por moradores do aglomerado.

Os moradores escolheram o nome para o evento – “Respeita as Mina, as Mona e os Mano”, para representar as minorias marginalizadas em periferias, a violação de direitos humanos e as dificuldades no acesso à garantia de direitos. O tema será debatido em roda de conversa e a programação inclui ainda oficinas e intervenções artísticas.

A primeira edição do projeto Democracia na Laje, mobilização e formação política em periferias de BH, Nas Quebradas do Taquaril, foi finalizada com uma roda de conversa, realizada em 5 de outubro, após a participação de 15 jovens em oficina de pintura, conduzida pelo arte educador Lucas Alfa. A iniciativa buscou o olhar dos meninos e meninas sobre o próprio território e resultou em imagens que retratam paisagens vistas da janela, caminhos percorridos, cenas cotidianas, pontos estratégicos na vida de cada um.

Democracia na Laje para todos nós!