Posts recentes

Estudantes criticam diplomacia brasileira e exclusão por parte do governo espanhol

Em apoio aos 176 estudantes e pesquisadores brasileiros aprovados em universidades espanholas e impossibilitados de receber os vistos de estudos, o deputado Patrus Ananias enviou ofício ao ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, no sentido de viabilizar a emissão dos documentos, dentro das possiblidades legais e jurídicas.  

Desde fevereiro, o governo espanhol tomou medidas de controle de fronteiras para a contenção da pandemia da Covid-19, com vigência até 6 de julho, o que está impedindo a ida dos estudantes para a Espanha.

Patrus Ananias, membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, solicitou o empenho da diplomacia brasileira para garantir que os estudantes possam, efetivamente, iniciar suas bolsas de estudos, financiadas por instituições nacionais e internacionais, desde que já tenham sido admitidos emetapas de seleção aplicadas pelas universidades espanholas. 

O movimento ‘Estudiar Es Esencial’, criado pelos estudantes e pesquisadores, critica o governo e a diplomacia brasileira. “Somos um exemplo de protesto e de fortalecimento de vozes da ciência e da educação, sobretudo em um momento de incompetência da diplomacia brasileira e da omissão de outras instituições públicas diante do desmonte do Estado”. 

O movimento estende as críticas ao governo espanhol, já que os estudantes cumprirão os protocolos sanitários para a entrada naquele país. “Trata-se de uma situação clara de exclusão, que afeta totalmente o futuro de pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e a internacionalização da ciência nacional”, conclui.