Frente em Defesa da Soberania será lançada em Porto Alegre

A frente foi lançada na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 4 de setembro

A frente foi lançada na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 4 de setembro

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional será lançada no dia 7 de outubro, às 18h30, no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi/RS), em Porto Alegre (RS), realizando o compromisso de levar a Frente para os estados e municípios, e promover o debate nacional sobre a soberania do país, hoje ameaçada pelo desgoverno Bolsonaro.

Participam do ato o secretário-geral da Frente, deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), o Presidente de Honra, ex-senador Roberto Requião, o coordenador da Frente no Rio Grande do Sul, deputado federal Henrique Fontana (PT-RS). A Frente é presidida pela senadora Zenaide Maia (PROS-RN).

“Mobilizar a sociedade brasileira no debate amplo, democrático e plural sobre o país que nós queremos e o país que nós queremos deixar para as gerações futuras”, afirma o deputado Patrus Ananias sobre o objetivo da Frente e sua estruturação nos estados.

Patrus Ananias destaca ainda a importância do debate e da reflexão sobre o que está acontecendo atualmente no país. “Nós estamos vivendo no Brasil o que chamo de uma operação desmonte. Estão desmontando o nosso país, desmontando a nossa soberania, entregando as nossas riquezas”. O deputado chama a atenção para o desmonte do patrimônio nacional, citando a Petrobrás “exatamente quando chegamos no pré-sal, quando poderíamos dar um salto extraordinário, vinculando estes recursos, como estava previsto, para a educação, para a saúde”, e a Eletrobrás, “que significa a privatização das nossas águas”.

O secretário-geral da Frente destaca ainda as graves ameaças à Amazônia, como o grande embate da frente em defesa da soberania.  Ele critica o Acordo da Base de Alcântara (MA), assinado entre o Brasil e os Estados Unidos, que “fere profundamente a soberania nacional”.

Com o apoio do deputado Carlos Zarattini, a Frente foi lançada em 19 de setembro em São Paulo

Com o apoio do deputado Carlos Zarattini, a Frente foi lançada em 19 de setembro em São Paulo

Caráter pluripartidário

Para o deputado Henrique Fontana (PT-RS), vice-presidente da Frente para o Rio Grande do Sul, a mobilização tem caráter pluripartidário e reúne diversas lideranças do campo democrático. “Precisamos unir todos os democratas, todos os brasileiros que defendem um projeto de nação para resistir a este projeto de desmonte nacional. Para resistir a esta tentativa insana do governo de extrema-direita do Bolsonaro de vender e entregar o patrimônio nacional na bacia das almas”, alerta Fontana.

O deputado ressalta que a venda das refinarias da Petrobras é um crime contra a soberania nacional e contra os interesses da população que, com isso, pagará mais caro pelo combustível. “Temos que defender a Petrobras, a Eletrobras, os Correios que são patrimônios construídos ao longo de décadas por milhões de brasileiros”.

A perspectiva da Frente é atuar na defesa do patrimônio público e contra as privatizações de estatais; na defesa da produção científica e na luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade e ainda na defesa de riquezas naturais, como a Floresta Amazônica e os direitos dos povos das florestas.

Confirmaram presença no lançamento da Frente os ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra, o coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, Manuela D’Ávila (PCdoB), deputados federais e estaduais, entre outras lideranças e representantes de movimentos sociais e artistas.

Com o apoio de 258 deputados e senadores, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional foi lançada em Brasília e São Paulo (SP), em setembro, e nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina será lançada em 7 e 14 outubro, respectivamente, e no Rio de Janeiro, em novembro.

 MAPA_SOBERANIA-3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>