Deputado Patrus Ananias recebe Troféu João Guimarães Rosa

TROFEU_GUIM_ROSA 4

“Recebi com o coração aquecido o Troféu Capitão-Médico João Guimarães Rosa das mãos do comandante geral da PMMG, Coronel Geovane Gomes da Silva. Fiquei muito feliz com a homenagem, que para mim, tem duplo motivo de alegria: um reencontro com integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, dos quais tenho as melhores lembranças de parcerias quando fui prefeito de BH; e também um reencontro com a obra de João Guimarães Rosa, muito importante na minha formação intelectual e política”, declarou o deputado federal Patrus Ananias durante a terceira edição da solenidade da Academia Mineira de Letras João Guimarães Rosa da PMMG.

TROFEU_GUIM_ROSAO parlamentar foi agraciado junto com outras nove personalidades, na manhã de terça-feira (19/11), data de morte de João Guimarães Rosa, na praça que abriga sua estátua, no bairro Cidade Nova, Regional Nordeste de BH. O evento foi realizado pela Academia e pelo Clube de Oficiais da PMMG.

Cel. Edgar Estevo da Silva, comandante geral do Corpo de Bombeiros - MG, Cel. Giovane Gomes da Silva, comandante geral da PMMG, deputado Patrus Ananias,  e Cel. Klinger Sobreira de Almeida, presidente da Academia João Guimarães Rosa

Cel. Edgar Estevo da Silva, comandante geral do Corpo de Bombeiros – MG, Cel. Giovane Gomes da Silva, comandante geral da PMMG, deputado Patrus Ananias, e Cel. Klinger Sobreira de Almeida, presidente da Academia João Guimarães Rosa

Em parceria com o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT-MG), também destacado com o Troféu Capitão Médico JGR/2019, Patrus Ananias solicitou a realização de sessão solene na Câmara dos Deputados em 2017, ano em que se completou 50 anos de morte do escritor mineiro.

Leitor assíduo de João Guimarães Rosa, o parlamentar é integrante da Academia Mineira de Letras e sertanejo, como o autor de “O Grande Sertão: Veredas”, obra que em sua opinião é “oceânica, universal e inesgotável”.
DEP_TROFEU_GUIM_ROSA
Guimarães Rosa foi escritor, diplomata e médico, e no exercício deste último, teve uma passagem como capitão da PMMG, onde ingressou por concurso em 1930.

Cadetes da Escola Militar reverenciam o legado do escritor

Cadetes da Escola Militar reverenciam o legado do escritor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>