Projeto Junho Verde é aprovado na Câmara

Oportunamente, na Semana do Meio Ambiente, a Câmara dos Deputados aprovou hoje o projeto Junho Verde, PL 1070/2021, que institui a Campanha Junho Verde no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental. A esse projeto foi anexado o PL 2257/2020, de autoria dos deputados Patrus Ananias (PT-MG) e Nilto Tatto (PT-SP).

A Campanha Junho Verde nasceu de proposta da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e foi inspirada na encíclica do Papa Francisco “Laudato Si’ – sobre o cuidado da Casa Comum”, como explica o deputado Patrus Ananias na justificativa do projeto. O documento do Papa trata do cuidado com o planeta, envolvendo o homem e toda a criação e manifesta a preocupação com a degradação ambiental, as mudanças climáticas e o futuro da humanidade.

A campanha será promovida pelo Poder Público federal, estadual e municipal, em parceria com escolas, universidades, empresas públicas e privadas, igrejas e entidades da sociedade civil e incluirá ações, como o estímulo à conservação e ao uso de espaços públicos urbanos por meio de atividades culturais e de Educação Ambiental; sensibilização sobre a redução do consumo e do reuso de materiais e reciclagem; divulgação e proposição de debates com a participação das casas legislativas sobre as mudanças climáticas e seus impactos no campo e na cidade, dentre outras.

Aprovado na Câmara, o PL 1070/2021 segue para a apreciação do Senado.

Posts relacionados