Patrus recebe pessoal do Família de Rua

Recebemos na última sexta (04.03) na casa do mandato, em Belo Horizonte, o integrante e fundador da Família de Rua, PDR Valentim, para acertarmos parcerias futuras, em articulação com o mandato do vereador Pedro Patrus, a fim de assegurar estrutura adequada para a realização das Batalhas de Rimas nas ruas das cidades brasileiras, pequenas e grandes.

Outra demanda da organização fundada em 2007 em BH, e hoje responsável por diversos confrontos culturais em Minas e nos outros 26 estados, além do DF, é vencer o preconceito contra a cultura popular e a criminalização da juventude da periferia e transformar a Batalha em patrimônio cultural, invertendo assim a lógica atual marcada por perseguição do poder público, pela dificuldade de acessar espaços públicos e até a ação policial repressiva nos eventos.

O último duelo nacional, realizado em 2019, na Praça da Estação, na capital mineira, atraiu um público de mais de 40 mil pessoas e contou com a participação de 32 MCs de todo o país. Desde 2020, as Batalhas acontecem de modo virtual e a intenção é realizar de forma presencial no final deste ano.

Bom lembrar que iniciativas como essa de valorização das culturas das periferias fazem parte da nossa história, desde a nossa gestão na Prefeitura de Belo Horizonte, quando valorizamos e incentivamos manifestações culturais populares e criamos espaços e momentos de expressão artísticas, como o Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de BH (FIT-BH), O Festival de Arte Negra (FAN), o Festival de Dança e tantas outras, além da construção de 11 Centros Culturais nas periferias da cidade, em funcionamento até hoje.

Após 30 anos, a política cultural adotada e praticada em nosso governo no município de BH ainda perdura e oferece uma valiosa contribuição ao projeto nacional que queremos para o Brasil.

 

 

Posts relacionados