Participei ontem (14/03) à noite de uma conversa sobre Educação dentro do evento Tecendo Redes – Diálogos virtuais de Teologia Pastoral, promovida pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.
Tenho o compromisso de atuar pela Educação e nesse sentido
acompanho as matérias que tramitam no Congresso Nacional que tratam na
implantação do Sistema Nacional de Educação, que tem o objetivo de estabelecer
um padrão para a educação brasileira, fixando normas de cooperação entre a
União, estados, municípios e Distrito Federal, para a oferta de ensino de
qualidade em todas as escolas do País.
Duas propostas seguem no Congresso, uma na Câmara (PLP
25/2019) e outra no Senado (PLP 235/2019), e que devem ser acompanhadas pela
sociedade, pois incide diretamente na vida das pessoas, crianças e
adolescentes.
Uma educação de qualidade, que promova a cidadania e reduza
as desigualdades, como preconiza o Plano Nacional de Educação (Lei 1305/2014),
passa pela valorização das trabalhadoras e trabalhadores da Educação e por
financiamento adequado, para promover as condições de infraestrutura e acesso a
novas tecnologias que o momento exige.
Falei também da necessidade de entender o processo da
Educação no nosso país – e para isso dei minha contribuição no ensaio “Educação
e Política no Brasil hoje”, que escrevi para o livro dos 80 anos do padre
Konings – e o desafio de criarmos uma educação voltada efetivamente para o
conhecimento e o saber, a pesquisa e que alargue as avenidas e fronteiras do
conhecimento, mas também que promova a cidadania.
Na questão do conhecimento, pensar que educação que queremos
para o país e aprimorar e integrar todos os conteúdos curriculares desde a
infância (as línguas pátrias, a matemática, ciências da vida, história e
geografia, as artes – música, dança, artes plásticas etc. -, esportes,
especialmente os coletivos).
Também atuar por uma educação voltada para os valores
existenciais e convivenciais, que enfatizem o amor, a compaixão, a
solidariedade e o compromisso com os direitos humanos e com a humanidade; nesse
sentido, a questão ambiental é de extrema importância. Essa educação integral
não necessariamente implica em aumento de disciplinas.
A educação deve ensinar as pessoas a pensar, e não formar
seres cabisbaixos e individualistas, porque somos seres comunitários.
A gravação do evento está disposição em: https://www.youtube.com/watch?v=UggZTRETqBY
Clique aqui para baixar o ensaio “Educação e Política no
Brasil hoje”: https://patrusananias.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/03/Educação-e-Política-no-Brasil-Hoje.pdf