Homenagem a João Paulo Pires de Vasconcelos

Esta semana, no dia 08 de março, comemoramos os 90 anos do amigo sindicalista João Paulo Pires de Vasconcelos. Grande líder sindical e político nas décadas de 70 a 90, João Paulo participou da retomada do sindicalismo no Brasil, ao lado do ex-presidente Lula, aqui em Minas Gerais, em João Monlevade, contribuindo para as lutas e vitórias das trabalhadoras e trabalhadores e para o fortalecimento da democracia no país.

 

Foi deputado federal por dois mandatos (1987/1991 e 1991 a 1995), sendo inclusive deputado constituinte. Também foi o primeiro presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Tenho boas e marcantes lembranças de João Paulo, de nossas andanças por Minas nos primórdios do PT e nas campanhas eleitorais que participamos juntos.

Uma dessas lembranças foi em minha campanha para o Senado, em 1990, quando João Paulo me acompanhou em uma panfletagem na porta da Belgo Mineira, em Monlevade. Ainda era madrugada, mudança de turno dos metalúrgicos, uma hora ingrata, mas me impressionou o acolhimento, o carinho e o respeito dos metalúrgicos com o seu líder. Me lembro que não ficou nenhum panfleto no chão, tamanha a receptividade e apreço. Vieram outras experiências e ele sempre ativo e presente.

Grande João Paulo Pires de Vasconcelos! Imenso reconhecimento pela sua trajetória!

Fotos: Fundação Perseu Abramo, Memorial da Democracia e Centro de Referência e Memória do Trabalhador de MG

 

Posts relacionados