MENSAGEM DE NATAL

Penso que a melhor maneira de celebrarmos o nascimento de Jesus, o Natal, é voltarmos aos textos evangélicos para recuperarmos a memória da vida e dos ensinamentos de Jesus.

Entre os textos evangélicos destaca-se o Sermão da Montanha, que Mahatma Gandhi, o grande libertador da Índia pelos caminhos da não violência ativa e da desobediência civil, considerava o texto mais sublime da história da humanidade.

No Sermão da Montanha nós encontramos, entre frases belíssimas, uma que me toca profundamente: “Bem-aventurados os que promovem, os que constroem a paz”.

Construir a paz é um grande desafio que temos que vencer. Não a paz imposta pela força, muito menos a paz mentirosa que não esteja vinculada à justiça, ao respeito efetivo aos direitos fundamentais de todas as pessoas, famílias, comunidades, grupos sociais.

Natal-2017-email

 

Para vivermos, convivermos e construirmos juntos o Estado Democrático de Direito, é fundamental que estejamos sempre imbuídos do ideal de paz, de diálogo, de tolerância, de respeito às pessoas que pensam de forma diferente e também de compromisso com aquelas que ainda não conquistaram o direito a ter sua própria voz e sua vez – os pobres, os excluídos, os marginalizados, as populações de rua.

É essencial termos compromisso com essas pessoas, porque a paz possibilita que todos possam viver com dignidade e expandir os seus talentos e as suas potencialidades.

Que esse ideal de paz nos inspire neste Natal e na nossa caminhada, em 2018, pelas terras de nosso querido e grande Brasil.

Assista também ao vídeo neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>