Mandato destina mais de 5 milhões de reais para unidades de saúde pública em Minas Gerais

Como forma de integrar os esforços de combate a COVID-19 na rede pública de saúde de Minas Gerais, o deputado Patrus Ananias priorizou indicações de emendas do mandato direcionadas à política pública de saúde e, em parceria com a bancada mineira, também deu preferência às propostas direcionadas às unidades públicas de saúde em vários municípios mineiros. As emendas fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS), se referem ao ano de 2020 e serão executadas em abril.

person-wearing-blue-sterile-gloves-3985168

As emendas da bancada mineira, priorizadas pelo mandato, somam pouco mais de dois milhões e 220 mil reais (R$ 2.234.713,24) e serão aplicadas no pagamento de Serviços de Atenção Básica em Saúde e dos Serviços de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da rede pública, em sete municípios mineiros – Montes Claros, Guanhães, Divinópolis, Teófilo Otoni, Juiz de Fora, Mário Campos, Bocaiuva e Passos.

Este aporte se soma ao já anunciado pelo mandato para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, no valor de dois milhões e 150 mil reais (R$2.150.000,00), dos quais quase 600 mil para a capital mineira. Estes recursos também são de emenda da bancada de Minas, e as indicações foram feitas em articulação com o mandato do vereador Pedro Patrus.

O mandato do vereador também participou da indicação de outros 800 mil reais, valores de emendas do mandato Patrus Ananias para 2020, que vão reforçar o combate à pandemia do coronavírus na RMBH.

Em fevereiro, o deputado Patrus Ananias visitou o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas (RMBH)

Em fevereiro, o deputado Patrus Ananias visitou o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas (RMBH)

Os repasses, via fundos municipais de saúde, serão para o Hospital Risoleta Neves, responsável por uma população de cerca de 1,1 milhão de habitantes no Eixo Norte da RMBH (Ribeirão das Neves, Vespasiano, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Confins, Esmeraldas, Jaboticatubas, Contagem e São José da Lapa); ao Hospital Sofia Feldman, assiste a uma população superior a 400 mil moradores das regionais Norte e Nordeste de Belo Horizonte; e para o Hospital Nossa Senhora das Graças, que atende moradores de Sete Lagoas, e de mais 35 municípios, onde residem cerca de 650 mil pessoas. As três unidades de saúde pertencem integralmente ao SUS.

Ao tomar conhecimento do recurso, a diretoria do Hospital Risoleta Neves assim se manifestou: “Agradecemos ao deputado Patrus por sua indicação de emenda parlamentar nesse ano de 2020. Indicação essa de extrema importância para que possamos dar continuidade a um trabalho assistencial de qualidade, dedicado a toda população do eixo norte de BH e região metropolitana. Esse trabalho não teria êxito se não contássemos com o apoio de pessoas como o deputado, engajadas no fortalecimento de nosso hospital e do SUS e no benefício de todos os usuários atendidos no Risoleta”.

No Hospital Sofia Feldman os recursos serão revertidos no atendimento de gestantes e recém-nascidos de alto risco. “Em 2019, assistimos 10.032 partos e realizamos mais de 2.300 internações na neonatologia, sendo que 70% são recém-nascidos de cidades do interior do Estado, dentre as quais, Barbacena, Carmo do Cajuru, Diamantina, Itabira, Montes Claros, Sete Lagoas, Varginha, e tantos outros.

Os recursos das emendas, destinados às unidades hospitalares da rede pública, reforçam o combate ao coronavírus em Minas Gerais

Os recursos das emendas, destinados às unidades hospitalares da rede pública, reforçam o combate ao coronavírus em Minas Gerais

O Sofia Feldman é referência para pacientes de todo o estado em gestações de risco e partos humanizados. Além de garantir a muitas mulheres o acesso a um parto respeitado e sem custo em Belo Horizonte, o Sofia Feldman tem a maior unidade neonatal do Estado.

A priorização de investimento nos serviços de saúde pública e o consequente fortalecimento do SUS no enfrentamento à pandemia do coronavirus reafirmam o compromisso do mandato: assegurar o direito à vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>