Posts recentes

Patrus Ananias

   Os golpistas reunidos em volta de Michel Temer demonstram dia a dia, semana a semana, altíssima capacidade para produzir e executar perversidades contra a maioria do povo brasileiro e contra o Brasil.
   Somam-se evidências disso. A missão destruidora de programas sociais que o governo ilegítimo de Temer cumpre zelosa e cotidianamente, a serviço de interesses contrários aos da maioria do povo, alcançou nas últimas horas um patamar ainda mais dramático e ameaçador para o país e, de modo especial, para os brasileiros e as brasileiras mais necessitados de políticas públicas nos campos e nas cidades.
   A edição de hoje do Diário Oficial da União exibe, como atentado mais recente praticado pelos golpistas contra as populações pobres, o desmonte da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e da Secretaria de Assistência Social – órgãos que integravam a estrutura do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e que foram precariamente absorvidos, no governo provisório, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.
   Portarias publicadas no DOU exoneram 33 funcionários do ministério – mais de 20 em atividades nas duas secretarias.
    A escalada de devastação do antigo MDS compromete gravemente dois dos programas decisivos na estratégia de combate à fome adotada, com inquestionável êxito, pelos governos Lula e Dilma. O governo ruinoso de Temer agora fere de morte o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que já esvaziara logo no início de sua sanha destruidora, e o Programa Cisternas (Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais).
     O PAA garante à agricultora e ao agricultor familiar o preço justo na colheita, e atende, com os alimentos adquiridos, pessoas, famílias, comunidades em situação de vulnerabilidade alimentar. E o Programa Cisternas foi e continua sendo essencial, ao lado de outros programas e outras ações, para as famílias assoladas pela seca no semiárido, inclusive na região onde nasci, o Norte de Minas.
     São programas vitais, estratégicos, que permitiram a nossos governos conduzir o Fome Zero a seus mais altos objetivos.
       Orientado por objetivos e compromissos opostos aos nossos, o governo dos golpistas entrega-se à tarefa de esvaziar e mesmo eliminar problemas como aqueles. Mostra-se incansável na sanha de desmontar estruturas e políticas públicas, como evidenciam seus esforços de devastação não apenas do MDA e do MDS, mas, entre outras, também das áreas da Saúde e da Cultura.
      Michel Temer e seus companheiros de facção restabeleceram uma velha ordem da tradição brasileira: a de que o que é bom para o povo, é ruim para o governo.