Posts recentes

 

MAPA_SOBERANIA-4Os municípios de Capitólio e Passos debatem as privatizações de empresas públicas

Levar o debate amplo e democrático sobre a necessidade e importância de defender a soberania nacional e a soberania popular, gravemente atacadas pelo governo Bolsonaro. Com este objetivo, o deputado federal Patrus Ananias lança a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, nos municípios de Capitólio e Passos, sudoeste mineiro, nos dias 8 e 9 de novembro, respectivamente.

A proposta é debater com a população dos municípios do Lago de Furnas e do Médio Rio Grande, em torno da defesa do patrimônio nacional, e contra a onda de privatizações de empresas públicas como Eletrobrás/Furnas. Os dois municípios estão na mesma região que abriga a Usina Hidrelétrica de Furnas, uma das mais importantes do país.

Além disso, a perspectiva da Frente é também atuar na defesa da produção científica e na luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade e ainda na defesa de riquezas naturais, como a Floresta Amazônica e os direitos dos povos das florestas.

Para o secretário-geral da Frente, Patrus Ananias, a entrega de nossas riquezas como o petróleo ameaça o futuro do país e das próximas gerações. Recente foi vendida a BR Distribuidora e leilões de área de exploração de petróleo foram realizados e a previsão é de vendas mais substanciais em 2020.  “ Estamos vivendo um processo criminoso de entrega do pré-sal, das riquezas naturais para o capital internacional, a venda dos ativos da Petrobrás, a destruição dos direitos trabalhistas, que se agrava piorando as condições de vida e gerando um cenário de completa exclusão social para a maior parte da população brasileira” afirma o deputado.

Patrus alerta, ainda, que a venda da Eletrobrás, já anunciada pelo governo em uma extensa lista de empresas públicas, “aponta na perspectiva de privatização das nossas águas. E privatizar, entregar a Eletrobrás/Furnas, não é também privatizar e entregar as nossas águas?”

Frente percorre o Brasil

A Frente foi lançada na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 4 de setembro, e contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre elas, a  ex-presidenta Dilma Roussef, o ex-ministro Fernando Haddad, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, lideranças dos partidos de oposição, o governador Wellington Dias (PT-PI), o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB-PB), João Pedro Stédile (Frente Brasil Popular), Anita Wright (Conic), Guilherme Boulos (MTST), Dom Evaristo Pascoal (CNBB), Makota Celinha (Religião de Matriz Africana) e dezenas de representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. 

20190904_132608

As cidades de São Paulo (19.09), Montes Claros (20.09), Porto Alegre (07.10), Florianópolis (14.10) e Goiânia (31.10) já receberam a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania. De caráter suprapartidário, a iniciativa tem o apoio de 256 parlamentares, entre deputados e senadores. Presidida pela senadora Zenaide Maia (PROS-RN), a Frente tem como presidente de honra o ex-senador Roberto Requião.

Para o lançamento nos dois municípios do sudoeste de Minas Gerais, a organização da Frente convidou prefeitos, vereadores, integrantes de movimentos sociais, representantes de escolas  de igrejas,  líderes sindicais, trabalhadoras e trabalhadores, enfim,  todas as pessoas interessadas em defender o patrimônio e a vida do povo brasileiro para participar dos lançamentos.

 

Lançamentos da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional

Capitólio

  • Data: 8 de novembro – sexta-feira
  • Horário: 19h
  • Local: Casa da Cultura Tio Inácio – Praia Artificial

 

Passos

  • Data: 9 de novembro – sábado
  • Horário: 15 horas
  • Local: – Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) – Rua Benedita da Silveira Maia, 144- Jardim Pinheiros