Posts recentes

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2019 concedido pela Comissão de Educação, por indicação dos deputados federais do Partido dos Trabalhadores participantes dessa Comissão, Patrus Ananias (MG), Professora Rosa Neide (MT) Pedro Uczai (SC) e Margarida Salomão (PT-MG), por mereceram especial destaque nas ações em defesa e promoção da Educação no Brasil.

PRÊMIO_DARCY_RIBEIRO

Representando o FNPE, a professora Adércia Hostin recebeu a medalha e o diploma de menção honrosa. “Darcy Ribeiro já colocava que a crise na educação é um projeto. E o Fórum Nacional Popular da Educação tem na sua veia transformar, e não só resistir. É um espaço para combater esse projeto, que não quer que a educação seja gratuita, laica, inclusiva, pública e de gestão pública. Os processos de ruptura democrática pelos quais passou o país guardam em comum a redução drástica de direitos sociais, entre eles a educação”, explicou Adércia Hostin.

Foto: Lula Marques
Foto: Lula Marques

A professora afirmou que “o Fórum tem como demanda e luta constante a mobilização social em torno da democratização dos direitos e de defesa da educação, e que tenham uma importante pauta de lutas que hoje, neste espaço, neste Prêmio, ganha centralidade diante da intensificação dos ataques dos direitos aos serviços públicos e o favorecimento da privatização em todos os níveis e setores e, consequentemente, o agravamento da conjuntura”.

O Fórum é composto por 35 entidades e movimentos educacionais, com a participação de estudantes e trabalhadores. Foi criado em 2017 para assegurar um espaço paralelo de discussão sobre políticas públicas para a área, após o desmonte do Fórum Nacional de Educação.

O FNPE contou também com indicação para o recebimento do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2019 dos deputados federais Waldenor Pereira (PT-BA), Natália Bonavides (PT-RN), Reginaldo Lopes (PT-MG), Rejane Dias (PT-PI), Zeca Dirceu (PT-PR), Rogério Correia (PT-MG), Alencar Santana Braga (PT-SP), José Guimarães (PT-CE), José Ricardo (PT-AM), Maria do Rosário (PT-RS) e Marília Arraes (PT-PE).

Foto: Lula Marques
Foto: Lula Marques

Também receberam o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2019 o educador Jayse Antônio da Silva Ferreira e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A solenidade aconteceu dia 29 de setembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Foto Lula Marques
Foto Lula Marques

Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

A premiação é concedida anualmente, com entrega de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro, a três personalidades ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. Ex-senador, o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB). No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância; e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau.