Posts recentes

O deputado federal Patrus Ananias participou nesta quarta-feira (25.08) de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que debateu a construção do complexo minerário, denominado Bloco B, da Sul Americana de Metais SA no norte de Minas.

O megaempreendimento, que inclui a implantação de lavra de minério de ferro a céu aberto, uma unidade de tratamento de minério, uma barragem de resíduos, um mineroduto e uma barragem de água, vai impactar social e ambientalmente os municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite, Josenópolis e Salinas.

Patrus Ananias relembrou as tragédias criminosas de Mariana e Brumadinho e como norte-mineiro e a favor do desenvolvimento socioeconômico da região enfatizou que há valores que se sobrepõem: “Vida humana não é uma abstração, necessita dos ecossistemas e da água”.

A escassez hídrica, característica da região, é uma grande preocupação, uma vez que imenso volume de água será necessário para o tratamento e transporte (mineroduto) do minério até o porto de Ilhéus, na Bahia. E lamentou: “Continuamos exportando matéria-prima, continuamos no cenário de uma economia dependente”.

“Precisamos conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação dos recursos naturais, com responsabilidade e transparência. Os impactos sociais e ambientais são grandes e um projeto desse porte deve abrir espaço para a sociedade, para as comunidades tradicionais atingidas, para os movimentos sociais, para a igreja, para a juventude, para as universidades”, finalizou Patrus.