Posts recentes

Nesta quinta (30), o deputado Patrus Ananias viaja a Bogotá, na Colômbia, onde participa da delegação formada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o Encontro de Católicos com Responsabilidades Políticas.

O evento, inédito, ocorre de 1 a 3 de dezembro e é organizado pela Pontifícia Comissão para a América Latina e pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

O objetivo do encontro é promover um “intercâmbio de testemunhos e reflexões sobre a experiência dos leigos católicos que assumem responsabilidades políticas a serviço dos povos latino-americanos. Trata-se de colocar a Igreja em atitude de ouvir as situações e as necessidades que vivem os católicos com responsabilidades políticas”.

Para isso, foram convidados aproximadamente 70 católicos que exercem ou exerceram responsabilidades políticas em países caribenhos e sul-americanos. Eles se encontrarão em painéis e em conferências com 20 bispos e cardeais.

O encontro será aberto por uma reflexão sobre as “prioridades, desafios e tarefas da política na América Latina segundo o magistério do Papa Francisco e do episcopado latino-americano”.

Vale lembrar que o Encontro de Católicos com Responsabilidades Políticas acontecerá depois dos 10 anos da 5ª Assembleia do Celam, realizada em Aparecida e coordenada pelo então Cardeal Bergoglio (agora Papa Francisco). O documento final de Aparecida orienta uma Igreja pobre e para os pobres.