Desigualdade: é preciso proteger a sociedade da ganância do capital

As raízes da nossa desigualdade estão na própria história do Brasil. Das capitanias hereditárias aos latifundiários, da escravidão à perseguição contra pequenos produtores, da concentração de poder à ilusão que algumas pessoas têm de que são melhores que outras por terem dinheiro.

Esses foram os temas da minha fala para um público de adolescentes na palestra Desigualdade Socioeconômica realizada pelo Parlamento Jovem, da Câmara Municipal de Bocaiúva. Contei a eles como a história do país é uma história de benefícios a alguns e de esquecimento para muitos.

Mas lembrei, principalmente, que não sou contra a propriedade privada. Sou a favor do empreendedorismo e do desenvolvimento, mas eles não podem ser desculpas para atentar contra o bem comum. Essa é a função do Estado: proteger o interesse coletivo quando a sociedade é ameaçada pela ganância do capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>