Posts recentes

Agenda de trabalho na Zona da Mata inclui encontros com lideranças nos municípios de Miradouro e Palmas

O deputado federal Patrus Ananias participa nesta sexta-feira (13.03) do lançamento das pré-candidaturas do PT no município de Muriaé, ocasião em que fará uma análise de conjuntura da política brasileira.

Integrante da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) trabalha para garantir os interesses nacionais e o bem-comum; proteger os economicamente mais fragilizados; promover o desenvolvimento com justiça social e respeito ao meio ambiente.

Desde o início do ano, o deputado participa da Comissão Mista do Bolsa Família que, de forma unânime, aprovou no último dia 3 o relatório que torna permanente o pagamento do 13º aos beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Implantado por Patrus Ananias, à época Ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Bolsa Família foi o grande responsável pela retirada do Brasil do Mapa da Fome, em 2014. Foto: Ricardo Stuckert
Implantado por Patrus Ananias, à época Ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Bolsa Família foi o grande responsável pela retirada do Brasil do Mapa da Fome, em 2014. Foto: Ricardo Stuckert

Patrus Ananias também é secretário-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania, lançada em Brasília no dia 4 de setembro. O compromisso da Frente é levar a iniciativa para municípios e estados e promover o debate sobre a soberania do país, hoje gravemente ameaçada pelo desgoverno Bolsonaro.

A Frente, já lançada em São Paulo, Rio Grande Sul, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e nos municípios mineiros de Montes Claros, Capitólio e Passos, é presidida pela senadora Zenaide Maia (PROS-RN), tem como presidente de honra o ex-senador Roberto Requião.

Ataques à democracia

Defensor do Estado Democrático de Direito faz severas críticas ao atual governo: “O Estado mínimo é um Estado a serviço dos interesses do mercado e do grande capital. O projeto neoliberal aponta para essa pretensa fragilização do Estado, mas o que ele busca com determinação é o desmonte das políticas públicas para que sobre mais dinheiro para os interesses dominantes”.

Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias também luta pelo cumprimento do Art. 188 da Constituição que prevê “a destinação de terras públicas e devolutas será compatibilizada com a política agrícola e com o plano nacional de reforma agrária”. Em 4 de março, Patrus Ananias apresentou o Projeto de Decreto Legislativo para sustar os efeitos do decreto do desgoverno Bolsonaro, de 20 de fevereiro, que resultaram no desmonte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O decreto presidencial extinguiu a Ouvidoria Agrária, que teve papel histórico na solução e mediação de conflitos; a Diretoria de Obtenção de Terra, que é uma tentativa do governo de paralisar a criação de assentamentos; e a Coordenação-Geral de Educação do Campo e Cidadania, responsável pela gestão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), entre outros programas voltados para assentados, quilombolas, comunidades extrativistas e agricultores familiares.

Criado em 1998, o Pronera foi responsável pela formação de cerca de 9 mil alunos que concluíram seu ensino médio; 5.347 foram graduados no ensino superior em convênio com universidades públicas; 1.765 deles tornaram-se especialistas e 1.527 são alunos na Residência Agrária Nacional.

Investimentos nos municípios

No exercício de seu terceiro mandato, a partir de 2017, Patrus Ananias já destinou quase R$ 4 milhões, maior parte na área de saúde, via emendas parlamentares para os três munícipios.

Além de investimentos em policlínicas, centros de saúde, hospitais, postos de saúde, os recursos foram aplicados na aquisição de três viaturas militares, uma moto niveladora e ainda o calçamento de ruas dos distritos de Serrania do Brigadeiro e Santa Bárbara, em Miradouro.

Além do encontro com os pré-candidatos, na Câmara Municipal de Muriaé, o deputado cumpre agenda de trabalho na região. No sábado (14.03), realiza vista no Hospital São Paulo, encontra-se com lideranças em Miradouro e em Palma. Nesta cidade também visita o Hospital e Maternidade Maria Eloy.

Agenda

13 DE MARÇO – SEXTA-FEIRA

MURIAÉ_PT
Encontro Municipal do PT de Muriaé

14 DE MARÇO – SÁBADO

Visita ao Hospital São Paulo

Horário: 9h30

Local: Rua Cel. Izalino, 187 – Centro – Muriaé

Encontro com lideranças – Miradouro

Horário: 11h

Local: Restaurante Trevo Mudas (BR 116 Miradouro)

Visita ao Hospital e Maternidade Maria Eloy

Horário: 16h30

Local: Rua Dr. Bias Fortes, 109 – Palma

Encontro com lideranças – Palma

Horário: 17h30

Local: Praça Getúlio Vargas

Caminhada na Feira Livre

Horário: 19h30

Local: Praça Getúlio Vargas