CPI de Brumadinho: sobre competências e responsabilidades

Primeira parte da minha participação na última sessão da CPI de Brumadinho. Quero ressaltar dois pontos e como eles ficam evidentes na resposta do engenheiro que estava representando a Vale.

Primeiro, a queda da barragem é um FATO. Os laudos que atestavam sua segurança não servem de álibi, eles são, na verdade, prova de imperícia: alguém tinha uma responsabilidade técnica e falhou! Pergunto se os engenheiros da Vale são incompetentes, porque talvez eles mesmos não percebam qual é o jogo da empresa, com suas respostas orientadas por advogados contratados pela Vale.

Segundo, lembro que a literatura jurídica observa uma característica em organizações criminosas: a falta de conhecimento dos processos entre os setores. Ocultar informações entre setores é uma forma de dificultar investigações. Pois as respostas do engenheiro, que parece não ter a ver com a situação, de certa forma confirmam as minhas suspeitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>