Posts recentes

8M

Nesta data em que se comemora o Dia de Luta das Mulheres (8M), movimentos sociais, sindicais e estudantis têm um encontro marcado na Pedreira Prado Lopes, às 9h, Rua Pedro Lessa 435, em Belo Horizonte.

Logo em seguida, após um ato público no local, sairão em marcha até o centro da cidade em defesa dos direitos das mulheres.

O dia 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, é uma data que carrega 100 anos de garra e história feminista. “Somos mulheres contra tudo o que nos violenta: o desemprego, a exclusão, o feminicídio, a desigualdade, o patriarcado, o neoliberalismo!”

Por que o 8M Popular vai sair da Ocupação Pátria Livre?

A Pedreira Prado Lopes é a favela mais antiga de Belo Horizonte. Ela foi constituída por mulheres e por homens que vieram construir a primeira capital planejada do Brasil.

Ironicamente, os trabalhadores e trabalhadoras não estavam no planejamento da cidade.
As trabalhadoras do Brasil continuam sendo subjugadas, silenciadas, assediadas e abusadas.

Esse ano, o 8M Popular vai da periferia para o centro. Vamos partir da Ocupação Pátria Livre, uma ocupação construída principalmente por mulheres que lutam por moradia digna. “Nós, mulheres da Frente Brasil Popular, somos mulheres sem terra, mulheres sem teto, mulheres sindicalistas, professoras que lutam pelo piso salarial da educação, estudantes, artistas, batuqueiras! No dia 8, marchamos lado a lado, junto àquelas que sempre estiveram na luta.”

Para o 8M Popular em BH, esse é o dia de inverter a lógica em que Belo Horizonte! A periferia vai ocupar o centro em uma grande onda de mulheres trabalhadoras.

8M-2